03/06/2008

A NOSSA COLECTIVIDADE


Em vinte e seis de Junho de mil novecentos e vinte e seis, nascia o Grupo de Instrução e recreio, por vontade dos habitantes da Venda Seca, tendo sido fundadores Manuel ferreira, Manuel Maia, e José Adriano. A sua sede situava-se na Rua das Máquinas, actual EN 250, Estrada da liberdade após o 25 de Abril.Foi aí que funcionou a primeira Escola Primária local, retirando-se as carteiras escolares ao fim de semana para se poderem realizar festas ou bailes de angariação de fundos. É da realização desses bailes, e da existência de "Trupes" de música, que surgem os motivos do emblema da colectividade, respectivamente uma "Pena" e uma "Lira". Das Trupes de música haveria de nascer durante as décadas de 1950 / 1960 o conjunto musical "7 Estrelo". Havendo outra Associação na localidade, denominada casino da Venda Seca, composta de Veraneantes que vinham passar as suas férias, foi efectuada a integração em dezanove de Abril de mil novecentos e sessenta e sete, por vontade da massa associativa de ambas as Colectividades.Ao longo destes anos, houve figuras (sócios) que lideraram por "carolice" o progresso dos Recreios, como sejam, os Senhores Diolindo Cristino, José Paulo (Pai), Amâncio de Melo, José Vicente, Vasco das Neves, Júlio Caldeira, Francisco Manita, e Tito d'Oliveira, entre outros.
Mil novecentos e oitenta e nove foi um ano marcante na vida da Colectividade, começando com a fundação de uma escola de música, na perspectiva da criação de uma Banda Filarmónica pelo consócio Sr. Januário Coelho. Foi também nesse ano que nasceu o Rancho Folclórico, por iniciativa da Sra. Dª. Isabel Cabral. Ao longo destes anos de existência, tem havido diversos Grupos Cénicos.
Presentemente estão em actividade dois Ranchos Folclóricos (Adulto e Juvenil), Sob a orientação sa sua responsavel Srª Dª Adelaide Saraiva.
É esta a história duma Colectividade que ao longo dos anos tem mantido uma intensa actividade, dedicada à população local.

Sem comentários: